A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Serviços, segue realizando a construção de mais 120 gavetários verticais no Cemitério da Saudade. No ano passado, o cemitério já havia sido contemplado com 80 gavetários, aumentando a vida útil do local, dando a necessária rotatividade para novos sepultamentos.
Os gavetários estão sendo construídos utilizando peças pré-moldadas em concreto, desenvolvidas especificamente para esse fim, que se encaixam formando lóculos sobrepostos de fácil e rápida montagem. No momento, estão sendo realizados os serviços de fechamento lateral e impermeabilização dos gavetários. As peças estão adequadas para receber o sistema de filtragem de gases conforme exigências do CONAMA.
O cemitério vertical carrega diversos benefícios, sendo evitados diversos impactos ambientais. Nestes espaços, a decomposição é feita por um sistema anaeróbico, ou seja, utilizando oxigênio dentro das gavetas. Por meio de um canal especial para este fim, há sempre oxigênio circulando entre as gavetas. Através dele, a maioria dos gases tóxicos são eliminados. Os que são lançados na atmosfera, já estão purificados.
Outro fator positivo é que este tipo de construção elimina o problema de falta de espaço. Afinal, o que se vê é um crescimento da população que acarreta também um aumento significativo dos níveis de mortalidade.