Com o intuito de coibir aglomerações, festas clandestinas e estabelecimentos irregulares, a Operação “Combate à Proliferação do Covid-19” tem intensificado os trabalhos de fiscalização no município durante os finais de semana, realizando diligências e averiguando denúncias da população.
Conforme balanço da ação conjunta, no último sábado (10/04), foram realizadas 276 inspeções e 1 interdição. No domingo (11/04), as equipes registraram 194 inspeções, 2 festas clandestinas interrompidas e 20 autos de infração pelo não uso máscara.
A fiscalização vem buscando atender todas as demandas para evitar a propagação do vírus no município. No entanto, uma das dificuldades que vem sendo enfrentada pelos fiscais e agentes de segurança é a quantidade elevada de denúncias improcedentes. Este tipo de ação prejudica o trabalho das equipes, que se mobilizam ao destino da denúncia e nada encontram ao chegar no local. Só no último sábado, foram 47 ocorrências incongruentes e no domingo mais 35 chamados falsos.
Para colaborar no enfrentamento à proliferação do coronavírus, o cidadão que constatar qualquer tipo de irregularidade em estabelecimentos ou aglomerações pode fazer a denúncia pelos telefones 153, da Guarda Civil Municipal (GCM) e 190 da Polícia Militar.
Aperfeiçoando as ações de fiscalização, a Prefeitura criou um novo canal para denúncias, o “Disk Aglomeração”, que funciona todos os dias, com atendimento 24 horas. Através do número (11) 4603-1880, o munícipe pode entrar em contato pelo WhatsApp e delatar irregularidades, encaminhando a localização, agilizando a chegada das equipes nos locais apontados.