A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, está com um novo veículo para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinária (SAMUVET).
A ambulância destinada ao Suporte Avançado de Vida (SAV) é equipada com materiais destinados a urgência e emergência, dentre eles Desfibrilador Externo Automático (DEA), Monitor Cardíaco, Oxímetro, sistema de aspiração e oxigenação que são primordiais na estabilização dos parâmetros vitais de uma vítima, além de contar com equipamentos de imobilização, transporte e entre outros. O veículo estava fora de uso e passou por todas adaptações necessárias para atender exclusivamente aos animais do município.
O Serviço foi criado para atendimento de animais vítimas de trauma ou de doenças clínicas que vivem na rua e sem tutor. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente ressalta que os animais domiciliados são de responsabilidade legal de seus tutores.
A equipe do SAMUVET oferece também apoio aos resgates de animais silvestres, os quais, após estabilizados, são encaminhados à Associação Mata Ciliar em virtude de contrato com a Prefeitura.
A operacionalização do serviço fica a cargo da Associação de Proteção aos Animais Faros d’Ajuda, que possui um termo de colaboração com a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, para a gestão compartilhada do Abrigo Municipal de Cães e Gatos e do SAMUVET.
O Tenente PM Cláudio Zago Junior, do Corpo de Bombeiro, Médico Veterinário Especialista em Ortopedia, Neurocirurgia e Neurologia e Mestre em Urgência e Emergência é o instrutor responsável pela capacitação da equipe de forma voluntária.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinária SAMUVET funciona 24h com o resgate de animais em situação crítica.
O SAMUVET e pode ser acionado no telefone (11) 94304-1312, que possibilita tanto ligações quanto o contato pelo aplicativo de mensagens Whatsapp, ofertando mais possibilidades de contato para a população com o envio de mensagens, foto ou vídeo do animal e sua localização em tempo real – otimizando ainda mais o resgate.
Lembrando que, mesmo com a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), o serviço do SAMUVET continua sendo realizado. A orientação é que a população contate o serviço nos casos realmente de emergência, ajudando assim a otimizar o resgate daqueles que mais precisam do atendimento.