Obras de desassoreamento do lago da Hípica Jaguari estão concluídas

Espelho d’água do lago reaparece após anos assoreado. Em breve, Administração Municipal concluirá obras de infraestrutura do entorno

0
Publicidade

Após anos assoreado, o Lago da Hípica Jaguari ganha forma novamente com a formação do espelho d’água. O serviço de desassoreamento foi concluído pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Com isso, chega ao fim o imbróglio instaurado na cidade há mais de uma década sobre o assunto.

Em janeiro do ano passado, em visita à cidade, o Vice-Governador Rodrigo Garcia, na época Governador em Exercício, assinou o contrato autorizando a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, por meio da Sabesp, a adotar as providências necessárias visando à execução de obras civis para adequação das margens, do barramento e desassoreamento do local. O investimento para esse serviço foi de R$ 3,7 milhões e foi executado pelo consórcio CCL Bragança, composto pelas empresas Construrise Engenharia Ltda, Coteg Construções e Gabiões Ltda e LTD Engenharia Ltda. As obras contemplaram os serviços de limpeza e raspagem do fundo do lago, além da proteção das margens com a implantação de gabiões.

A Administração Municipal está realizando as obras de infraestrutura do entorno, com a pavimentação de ruas. Serão pavimentadas nas proximidades as ruas Benedito Pereira (trecho 2 e 3), Ligia Suppioni (trecho 2), Alberto Razera e Projetada, as quais receberão a implantação de guias, sarjetas, drenagem pluvial e massa asfáltica. Esse trabalho se faz necessário como medida de contenção dos sedimentos e para evitar que o lago seja assoreado novamente.

Além disso, a Prefeitura já contratou a empresa que será responsável pela revitalização do entorno, com obras de paisagismo, pista de caminhada, entre outros, que irão transformá-lo em um parque.

Paralelamente, a Prefeitura e Sabesp trabalham para obter dos órgãos ambientais as licenças para início da segunda fase da recuperação do lago, com o desassoreamento da parte da cabeceira a jusante. O recurso para a execução da segunda fase da obra já foi disponibilizado pela Companhia, após o pedido feito pelo Deputado Estadual Edmir Chedid ao Vice-Governador Rodrigo Garcia, que autorizou mais esta melhoria para o local.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here