Publicidade Banner Alesp TV
Início Bragança Paulista Projeto do SAMU Regional de Bragança para transporte de bolsas de sangue...

Projeto do SAMU Regional de Bragança para transporte de bolsas de sangue já é realidade

O serviço também contará com armazenamento e transfusão de sangue.

0
Publicidade Banner Energisa

Com o objetivo de melhorar a qualidade de assistência em saúde, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, em parceria com o Hospital Universitário São Francisco, recebeu na manhã desta quinta-feira (23/07), o Técnico da HEMOSERSA – GVS Campinas, Jorge Kennedy Martin Biaggioni e Técnicos da Vigilância Sanitária do município para inspeção e liberação do alvará sanitário, que permite o transporte de bolsas de sangue, bem como armazenamento e transfusão de sangue.

De acordo com o Coordenador Regional do SAMU, Israel Silva o projeto terá duas unidades com concentrados de hemácias do tipo O negativo (O-), que serão utilizados em caso de choque hemorrágico. A estratégia demonstrou reduzir o número de mortes causadas por sangramento como politraumatismo, hemorragia digestiva, sangramento puerperal, entre outros.

“Durante este último ano trabalhamos para nos adequar com as questões dos protocolos operacionais e compra de equipamentos para ter esse recurso na ambulância. Dessa forma, hoje foi à inspeção tanto da Vigilância Sanitária de Bragança Paulista como também do Grupo de Vigilância Sanitária de Campinas, que representa o Estado. Portanto, agora estamos aguardando a realização de um Decreto Municipal e de uma Nota Técnica emitida pela ANVISA para operacionalização”, falou o Coordenador Médico do SAMU, Lucas Certain.

A Secretária Municipal de Saúde, Marina de Oliveira parabenizou ao SAMU pela dedicação em sempre atender a população com qualidade. “Isso vai ajudar extremamente a população. É um marco para a medicina, para a enfermagem e para o serviço pré-hospitalar no Brasil e também para a América Latina, parabéns a todos os envolvidos”, concluiu.