Na tarde da última quarta-feira, 24, foi realizada a cerimônia de entrega das obras de acessibilidade de 68 escolas da Rede Municipal de Ensino. A solenidade simbólica aconteceu na Escola Municipal Creusa Gomes de Azevedo.
Tendo em vista as particularidades de cada unidade escolar, entre as adequações feitas, estão: banheiros acessíveis, construção de rampas, aplicações de pisos táteis, substituição de corrimãos, sinalização em braile, vagas demarcadas e entre outros serviços específicos de cada unidade.
Os trabalhos nas unidades de ensino foram feitos nos termos da legislação vigente. As obras foram divididas por etapas, em processos licitatórios concretizadas por empresas terceirizadas. Na Fase 1, concluída em 2018, a empresa Cem Dez Construções Ltda-EPP realizou os trabalhos em 19 escolas. Já na Fase 2, a Tera Incorporadora e Construtora Ltda esteve a frente do serviços em 25 escolas. Por fim, a Fase 3 contemplou 24 escolas, sendo as obras realizadas pela empresa TD Construções, Redes e Instalações de Gás Eireli. No total foram investidos R$ 5,6 milhões nas obras e algumas unidades das fases 2 e 3 ainda estão em andamento, em processo de finalização.
“É um trabalho importante, essencial e uma exigência legal. Todos os prédios públicos necessitam ter acessibilidade. Na cidade nenhuma escola estava adequada, mas a Administração Municipal reservou recursos financeiros dos cofres públicos exclusivamente para realizar esse tipo de obra em todos os prédios. Foram R$ 5,6 milhões para fazer acessibilidade nessas 68 unidades escolares. As obras já foram concluídas em 40 escolas e estão em processo de finalização em outras 28. Tão logo poderemos afirmar que todas as unidades de ensino do município são acessíveis a qualquer cidadão, independente da sua condição física”, disse o Secretário Municipal de Educação, Adilson Condesso.
O Vice-Prefeito Amauri Sodré, também esteve na solenidade e salientou que esta entrega é mais um compromisso assumido e desempenhado nesta Gestão.
Com as obras das 3 fases, todas as escolas do município estão adequadas. Atualmente são 72 prédios escolares e 5 em construção, todos com acessibilidade. O Deputado Estadual Edmir Chedid também acompanhou a cerimônia “É a universalização total da mobilidade das pessoas que tenham dificuldade na locomoção, desde uma criança até um professor ou responsável que estejam ou se dirijam às unidades de ensino. Esta é mais uma vitória para o povo de Bragança Paulista. Tenho que parabenizar o Prefeito Jesus Chedid e o Vice-Prefeito Amauri Sodré, que têm investido em reformar e revitalizar escolas, substituir a iluminação por lâmpadas de sistema LED nas unidades, disponibilização de uniformes de verão e inverno, enfim, são tantas coisas e isso nos motiva muito a buscar mais investimentos para o município”, relatou.
No próximos dias, outras obras da pasta de Educação serão entregues concluídas à população. Por conta da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), diversas medidas como a disponibilização de conteúdo online, distribuição de cerca de 30 mil livros de leitura no projeto “Minha Primeira Biblioteca”, material didático para acompanhamento das aulas pelo programa “EMAI” e “Ler e Escrever”, dentre outras ações estão sendo realizadas para estimular e auxiliar os alunos neste momento delicado.