O Plano de Retomada de atividades do município entrou em vigor na última segunda-feira, 1º de junho, conforme determinado pelo Decreto Municipal nº 3.286, e diversos estabelecimentos tiveram seus trabalhados restabelecidos. Foram estudos constantes por parte da Administração Municipal, com o intuito de proporcionar ações para contornar a crise sócio-econômica causada pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).
Visando alinhar condutas, pela manhã o Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19, se reuniu para orientar e alinhar condutas para orientar os proprietários e responsáveis dos comércios da cidade sobre as determinações impostas pelo Plano de Retomada.
O Plano, contempla a reabertura de alguns estabelecimentos considerados anteriormente pelo Governo como não essenciais, divididos por área de atividade de comércio, por sua vez, considerados de alta densidade, pertencentes a área que compreende a região central classificada como Zona Vermelha e, de baixa densidade, nos estabelecimentos de bairro, considerados como Zona Verde, ambos com horários e limitações para funcionamento.
Segundo previsto no Plano de Retomada, a Zona Verde por se tratar de uma região de comércios de bairro e com menor fluxo de pessoas terá seu expediente flexibilizado, podendo os estabelecimentos considerados como não essenciais funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, exceto salões de beleza, que poderão estender seu atendimento até os sábados.
Na Zona Vermelha, foi implantado um sistema de rodízio, no qual, lojas de departamentos, tecidos, papelarias, relojoarias e joalherias, confecção e calçados, salões de beleza e imobiliárias devem abrir regularmente toda terça-feira, quinta-feira e sábado. Já os estabelecimentos do segmento de floricultura, paisagismo e jardinagem, bem como lojas de informática e eletrônicos podem abrir toda segunda, quarta e sexta-feira.
Para tanto, todos devem adotar ações comuns como a obrigatoriedade do uso de máscara, a limpeza e higienização rigorosa do estabelecimento, disponibilização de álcool em gel, distribuição de senhas de acesso e estipular lotação máxima, dentre outras condutas.
Após deliberação, o comitê alinhou as orientações a serem passadas aos comerciantes, principalmente para aqueles que venham a ter dúvidas em qual área ou segmento se enquadram.
Fiscalização
No período da tarde, equipes de fiscalização se reuniram para alinhar condutas sobre o Plano de Retomada das atividades comerciais do município. Os fiscais orientaram diversos proprietários e responsáveis por estabelecimentos, percorrendo inicialmente na região central, que compreende a Zona Vermelha, salientando sobre o sistema de rodízio determinado pelo Plano.
A Zona Vermelha compõe algumas vias como as ruas Coronel Teófilo Leme, Coronel João Leme, Coronel Osório, Cândido Rodrigues, Dona Carolina, Travessa Itália, Praça Raul Leme e José Bonifácio, bem como a Avenida Antonio Pires Pimentel e Avenida José Gomes da Rocha Leal.
A fiscalização também se estenderá para a região que contempla a Zona Verde, orientando e notificando descumprimentos das ações e medidas instituídas no Plano de Retomada.