Na última quarta-feira (27/05), a Prefeitura de Bragança Paulista recebeu R$ 4.488.000,00 para a implantação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva – UTI’s e Clínica Médica, bem como custeio das ações de saúde no enfrentamento do Novo Coronavírus – COVID-19. A iniciativa atende a uma reivindicação apresentada pelo Deputado Estadual Edmir Chedid ao Governo do Estado.
“A Prefeitura demonstrou, a partir do envio de uma série de documentos, a importância deste investimento para garantir e ampliar o atendimento necessário aos pacientes diagnosticados com a Covid-19”, disse o Deputado. Na prática, isso demonstra que a prefeitura de Bragança Paulista cumpriu as exigências legais para o recebimento do recurso financeiro. “A expectativa é de que este investimento já possa ser aplicado a partir da próxima semana”, Completou.
De acordo com a Secretária de Saúde Marina de Oliveira, o recurso financeiro vai resultar na contratação de mais 10 leitos de UTI’s e 30 leitos de Clínica médica por 120 dias, bem como outras medidas para o enfrentamento da Covid-19.
Além disso, a Secretária de Saúde informou que o Ministério da Saúde, através da Portaria nº 1.424, de 27 de maio, habilitou mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI Adulto) do Hospital Universitário São Francisco – HUSF. “Lembrando que esses leitos são para Bragança e Região de Saúde de Bragança (11 municípios)”, concluiu.
O HUSF fez uma campanha para a compra de camas hospitalares para UTI, monitores multiparâmetro com suporte, carrinhos de urgência, eletrocardiógrafo, monitor de transporte, cardioversor/desfibrilador, cufômetro, etc., para colocar os novos leitos em funcionamento.