Para conter a propagação do novo Coronavírus, a Prefeitura de Bragança Paulista deve publicar nesta quinta-feira (23) o decreto tornando obrigatório, por tempo indeterminado, o uso de máscaras de proteção para toda a população que precise sair de casa. O decreto começa a valer 5 dias depois da publicação, ou seja, na próxima segunda-feira (27).
Segundo o decreto municipal, qualquer pessoa, ao sair de casa, deve fazer uso de máscara cobrindo boca e nariz em espaços públicos, transportes públicos coletivos e privados (táxis e aplicativos), além de estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços.
— As máscaras podem ser de fabricação caseira, de algodão. Não precisam ser as profissionais. Estas devem ficar para os profissionais de saúde — afirmou o Secretário Municipal.
Fica determinado que os estabelecimentos autorizados a funcionar e o transporte público da cidade deverão disponibilizar no mínimo um funcionário para impedir a entrada e a permanência de pessoas que não estiverem usando a máscara de forma correta.
Ainda de acordo com o decreto, o transporte coletivo de passageiros deverá ser realizado apenas com o uso de máscara, pelos operadores e usuários, observada, além de ser proibido os passageiros em em pé.
Todos os estabelecimentos devem exigir o uso de máscaras pelos seus colaboradores e clientes.