Publicidade Banner Alesp TV
Início Bragança Paulista Governo de São Paulo prorroga quarentena até 10 de maio

Governo de São Paulo prorroga quarentena até 10 de maio

Com término previsto para o dia 22 de abril, período de quarentena no estado de São Paulo vai ser prorrogado devido ao baixo índice registrado de isolamento social da população

0
Publicidade Banner Energisa

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta sexta-feira (17) a prorrogação da quarentena no estado até o dia 10 de maio, como medida de contenção contra o avanço do coronavírus.

O término do isolamento estava previsto para o dia 22 de abril, próxima quarta-feira. A medida vale para todos os 645 municípios do estado, incluindo Atibaia, Bragança Paulista, Itatiba, Tuiuti e todas as cidades da região.

Em entrevista coletiva, no Palácio dos Bandeirantes, João Doria justificou a decisão como forma de “evitar o colapso” dos sistemas de saúde público e privado.

“Há um mês, aqui em São Paulo, tínhamos a primeira morte. Hoje, já são 853 mortes no estado de São Paulo. Infelizmente, os casos estão em expansão. As UTIs e enfermaria dos hospitais públicos e privados estão recebendo um número maior de pacientes a cada dia e já temos alguns hospitais públicos à beira do limite”.

Eventos públicos e privados com aglomeração de pessoas estão proibidos. Escolas, shoppings, lojas de rua e serviços considerados não essenciais não podem abrir as portas.

Estabelecimentos como supermercados e farmácias estão mantêm atividades normalmente. Bares e restaurantes podem funcionar apenas para serviço de entrega.

“Para reabrir o comércio e os serviços, precisamos controlar melhor a contaminação e ter o sistema público de saúde também em condições de atendimento para salvar vidas”, acrescentou o governador.

O índice que aponta a taxa de mobilidade no estado caiu para 49% na quinta-feira, após se manter em 50% nos dias anteriores. O ideal é que seja de 70%, segundo o Centro de Contingência do Coronavírus do estado, para evitar uma rápida escalada de casos de covid-19.