A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semads) está adotando uma nova dinâmica de atendimento nos CRAS e no Cad Único, visando a segurança e bem-estar da população frente à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
A Semads vem orientando a população para que não procurem diretamente as unidades dos CRAS e Cadastro Único, pois, informações, orientações e agendamentos podem ser feitos por telefone. O objetivo é que as pessoas não saiam desnecessariamente nas ruas buscando informações que podem ser resolvidas via telefone. Não estão ocorrendo mais filas nos setores da Semads depois que a medida foi adotada.
Nos CRAS, os serviços que estão sendo atendidos são: avaliação socioeconômica para munícipes agendados, emergências (isenção de taxa funeral, maus tratos a idosos, crianças e outros tipos de violências) e inserção das gestantes no Projeto Arco Íris.
No Cadastro Único, nenhum serviço está suspenso, porém, é orientado para que as pessoas não procurem a Atualização Cadastral e o BPC, por não haver necessidade no momento. Para o serviço da Carteira do idoso, também está sendo orientado a não ser procurado, tendo em vista que os idosos estão no grupo de risco, e não ter necessidade da utilização no momento.
O atendimento do Setor do Cadastro Único é realizado na Travessa Silva Pinto, 180 – Vila Mota. Para informações e orientações, entre em contato no número (11) 2473 7626.
O Centro de Referência de Assistência (CRAS) é uma unidade pública estatal descentralizada da Política de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios. Bragança Paulista conta com 4 unidades do CRAS, sendo: CRAS Anchieta – Rua Roberto de Melo Tucunduva, s/n, (11) 4035-3067; CRAS Santa Libânia – Rua Santa Cruz, 1197, (11) 4034-5461; CRAS Águas Claras – Rua Benedito Luiz Afonso, 180, (11) 4031-3176; e CRAS Dr. Jacintho Soares Souza Lima Júnior – Rua Amazonas, 480, Parque dos Estados, (11) 4031-6321.