A Secretaria Municipal de Saúde esclarece a respeito do primeiro CASO SUSPEITO do Novo Coronavírus (COVID-19), em Bragança Paulista. O caso é de um paciente de 21 anos, que mora no Japão e chegou ao Brasil no dia (26/02), para visitar a família residente em Bragança Paulista.
No dia (29/02), já em Bragança Paulista, apresentou sintomas gripais e procurou por atendimento médico no Complexo Hospitalar Santa Casa, ontem, (03/03), em que se enquadrou na definição de CASO SUSPEITO. Diante disso, o serviço de saúde já notificou o caso ao Ministério da Saúde e realizou as devidas coletas para análise laboratorial e encaminhou ao Instituto Adolf Lutz (Laboratório de Referência Estadual).
A Divisão de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças já esteve em visita ao paciente e realizou as devidas orientações, onde o paciente permanece em acompanhamento e isolamento domiciliar. A Secretaria Municipal de Saúde salienta que a população continue com os meios preventivos como: lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas e não há motivos para pânico.
As suspeitas de contaminações pelo vírus no Brasil subiram de 433 para 488 nesta terça-feira, segundo os dados do Ministério da Saúde. O número de casos confirmados segue em dois, e já foram descartadas 240 suspeitas.