Para melhorar a qualidade do atendimento na rede de Atenção Primária, a Secretaria Municipal de Saúde realizou na tarde desta última quarta-feira, 15 de janeiro, no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), capacitação aos profissionais enfermeiros e agentes comunitários de saúde sobre Hanseníase e Pré-Natal do homem.
A capacitação foi feita pela enfermeira e coordenadora do Programa Municipal de Hanseníase, Mariana Quilici, onde abordou o que é hanseníase, suas formas, sinais, diagnósticos e tipos de tratamento, formas de transmissão, entre outros.
Ao término, o tema abordado foi a respeito do Pré-Natal do homem, que está diretamente ligado à sensibilidade do profissional de saúde, em que o município já aderiu às recomendações do passo a passo do Ministério da Saúde.
O passo a passo é: informar como será a participação do homem no pré-natal, parto e puerpério; realização de exames de rotina e testes rápidos; atualização da carteira de vacina; desenvolvimento de temas voltados para o público masculino nas atividades educativas durante o pré-natal e participação efetiva do homem no momento do parto puerpério.