Administração entrega enxovais às gestantes atendidas pelos serviços assistenciais do município

0
Publicidade

Na tarde da última sexta-feira (25/10), a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS), realizou a entrega de treze enxovais às gestantes atendidas pelos serviços assistenciais do município. Essa ação faz parte do Projeto “Arco-íris”, criado em 2002 pela Primeira-dama Marilis Reginato Abi Chedid e retomado em 2017.

“Esse momento é sempre emocionante e alegre para nós da Administração Municipal. Sabemos da importância de investimentos na primeira infância, pois é quando diversos fatores se desenvolvem. Estamos aqui para ajudar nesse momento, por meio de políticas públicas específicas. Através desse programa, acompanhamos as mulheres durante a gestação e 12 meses após o nascimento das crianças”, disse a Secretária Municipal de Ação e Desenvolvimento Social Margarete da Silva Alvarenga.

Desde a sua retomada, até outubro de 2019, foram entregues 313 enxovais e 473 cestas básicas às mulheres inseridas nesse projeto, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS: Águas Claras, Dr. Jacintho Soares Souza Lima Júnior – Parque dos Estados, Anchieta e Santa Libânia. Os encontros acontecem quinzenalmente.

“O Projeto Arco-íris foi idealizado pela Primeira-dama, Maliris Reginato Abi Chedid, em meados de 2002 e ficou abandonado por anos. Ao assumirmos a Prefeitura, retomamos esse programa tão importante para as famílias em situação de vulnerabilidade social. Nossa Gestão se preocupa com a criança antes mesmo dela nascer, por isso, como Poder Público, atendemos as gestantes da melhor maneira possível”, salientou o Vice-prefeito Amauri Sodré.

Sobre o Projeto Arco-íris

O Projeto foi restituído e assegurado às gestantes de Bragança Paulista, por meio do Decreto nº 2582, de 06 de novembro de 2017, cumprindo uma das metas do Plano de Governo 2017/2020 que diz respeito a redução da mortalidade materna/infantil. Esse projeto visa o enfrentamento à pobreza, por meio da oferta articulada dos Serviços Socioassistenciais de Proteção Básica e Especial e dos Benefícios Eventuais na modalidade Auxílio-natalidade e Auxílio de Vulnerabilidade Temporária.

Esse programa é destinado aos cidadãos e às famílias em situação de vulnerabilidade, com impossibilidade de arcar por conta própria com o enfrentamento de contingências sociais, cuja ocorrência provoca riscos e fragiliza a manutenção do indivíduo, a unidade da família e a sobrevivência de seus membros, com prioridade para a gestante, nutriz, criança, idoso e pessoa com deficiência.

A prioridade no atendimento é dada às famílias em situação de pobreza, em atendimento ou acompanhamento nos serviços socioassistenciais ofertados pela SEMADS e em especial as beneficiárias dos Programas de Transferência de Renda: Programa Bolsa Família, Ação Jovem e Renda Cidadã. Para mais informações, entre em contato com a SEMADS pelo telefone (11) 4033-3065.

Aqueles que tenham interesse no Projeto ou demais ações assistenciais, Bragança Paulista conta com 4 unidades, sendo: CRAS Anchieta – Rua Roberto de Melo Tucunduva, s/n, (11) 4035-3067; CRAS Santa Libânia – Rua Santa Cruz, 1197, (11) 4034-5461; CRAS Águas Claras – Rua Benedito Luiz Afonso, 180, (11) 4031-3176; e CRAS Dr. Jacintho Soares Souza Lima Júnior – Rua Amazonas, 480, Parque dos Estados, (11) 4031-6321.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here