Nesta quarta-feira, 2 de outubro, o futuro Centro Cultura de Bragança Paulista, prédio do antigo colégio São Luiz, recebeu as vigas da estrutura do telhado. Ao todo serão fixadas três vigas que pesam 4 toneladas cada. As obras nessa fase devem seguir com a conclusão da estrutura, soldagem e demais serviços de estruturação e depois com pintura e demandas estéticas e de acabamento.
Além disso, parte das janelas da edificação foram instaladas com a madeira retirada do madeiramento do telhado, o material foi recuperado e tratado e compõe o processo de restauração dos componentes originais da construção. Uma parcela do solo do Centro Cultural está sendo assentado com granito, algumas partes da construção foram pintadas e receberam vidraças, de modo a captar mais luz natural e, deste modo, diminuir o consumo de luz artificial.
Desde a assinatura da ordem de serviço para iniciar as atividades de reforma no prédio, a Administração Municipal trabalha intensamente para que um dos principais patrimônios históricos da cidade inaugure como novo Centro Cultural em 2020.
A atual Administração deu um passo marcante para a história cultural e turística da cidade. “Recuperar um patrimônio histórico, mantendo a estrutura original do prédio e fazendo adaptações necessárias para atender toda a população, é um ato memorável. Além de reviver um dos principais monumentos históricos da cidade, o Centro Cultural atuará como um centro difusor manifestações culturais”, comentou a secretária de Cultura e Turismo, Vanessa Nogueira.
Para o prefeito Jesus Chedid, esta obra é muito marcante para a cidade e para sua Administração em virtude do seu valor cultural e histórico, de toda a trajetória ao longo dos anos e tentativas frustradas de restaurar e reformar o prédio e de todos os esforços empregados pela atual gestão para retomar os convênios junto ao Governo do Estado, DADETUR, e dar andamento nas obras – conquista já desacreditada pela população. Neste aspecto, destaca o trabalho do deputado Edmir Chedid na articulação junto ao Governo de São Paulo e trâmites burocráticos para a disponibilização de recursos.
Inaugurado em 1894 em Bragança Paulista, o prédio que abrigou o antigo Teatro Carlos Gomes, em breve, será um dos maiores Centros Culturais do país.