A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças, realizou na tarde da última quarta-feira (31/10), uma nova capacitação para controle de escorpião do município, no Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O objetivo é dar mais conhecimento aos agentes no combate e controle de escorpião.
Na ocasião, o palestrante Danilo Felipe Franco, da empresa Sime Prag do Brasil, falou sobre a morfologia do animal, as espécies de importância médica no Brasil, acidentes e sintomas, formas de controle e coleta, tipos de ambientes, medidas de prevenção, dentre outros.
Após o treinamento, os agentes foram a campo para fazer orientação de combate ao escorpião no Conjunto Habitacional Marcelo Stefani, no bairro Henedina Cortez.
Os trabalhos seguirão o seguinte cronograma:
01/10 – Conjunto Habitacional Marcelo Stefani, no bairro Henedina Cortez e Centro;
05 e 06/11 – Nos bairros do Centro; e
07 e 08/11 – no bairro São Miguel.
O Chefe da Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças, Rodrigo Bueno conta que em 2017, a Administração Municipal, por meio dos agentes de combate às endemias, realizou mais de 10 mil visitas em diversos bairros da cidade e que, até a presente data, já foram feitas 55 mil visitas.
Caso encontre algum escorpião, o Ministério da Saúde orienta, se for possível, capturar o animal, levá-lo até a Vigilância Epidemiológica que é a responsável pela fiscalização. Em caso de acidentes a pessoa deve limpar o local da picada com água e sabão e procurar, imediatamente, orientação médica no Hospital Universitário São Francisco ou em uma das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do município. O telefone da Divisão de Vigilância Epidemiológica é (11) 4034-4144.