Publicidade Banner Alesp TV
Início Bragança Paulista Decreto proíbe malabaristas de rua nos cruzamentos em Bragança Paulista

Decreto proíbe malabaristas de rua nos cruzamentos em Bragança Paulista

Objetivo do decreto combater atividades que prejudicam o fluxo no trânsito da cidade.

0
Publicidade Banner Energisa

Publicado no Imprensa Oficial de Bragança Paulista da última terça-feira (9), o prefeito em exercício, Professor Amauri Sodré decretou a proibição da prática de exibição artística de malabares, acrobatas e afins nos cruzamentos de Vias Rápidas e Vias Arteriais do Município de Bragança Paulista.

Tendo-se intensificado consideravelmente nos últimos meses nos cruzamentos de vias, especialmente nas áreas mais movimentadas, a presença de malabaristas que se posicionam na faixa de rodagem da via entre os veículos, nas faixas de pedestres, no intuito de realizarem suas performances usando todo o tipo de ferramentas, desde bolas, aros, clavas, bastões, bolas de fogo, monociclos, etc.

A justificativa é que os artistas obstruem e constituem um obstáculo ou perigo para o trânsito e transeuntes das vias urbanas na cidade.

Posição do Executivo
Segundo a lei, a fiscalização é de responsabilidade do Poder Executivo do município.
A Prefeitura de Bragança Paulista usando das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 72, da Lei Orgânica do Município e no âmbito de sua circunscrição, planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos conforme dispõe o art. 24, inciso II, da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro – CTB.

A publicação ainda destaca que trânsito, em condições seguras, é um direito de
todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências, adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito.

DECRETO
Art. 1º Fica proibida, no Município de Bragança Paulista, a prática de exibição artística de malabares, acrobatas e afins nos cruzamentos de Vias Rápidas e Vias Arteriais do Município de Bragança Paulista, sinalizadas por semáforo ou não.
Parágrafo Único. Enquadram-se nas disposições do caput, como vias rápidas e vias arteriais as estipuladas pela Lei 534/2007 – Plano Diretor.
Art. 2º A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana através de seus agentes fica encarregada de dar efetividade às estipulações deste Decreto, além dos órgãos municipais e conveniados de todos os níveis corresponsáveis pela segurança pública.
Parágrafo Único. Para cumprimento da norma descrita as autoridades do Município, poderão empregar o uso de poder de polícia.
Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana através de seus agentes fica encarregada de dar efetividade ao decreto.