A partir desta segunda-feira (02/04), a Unidade de Saúde Escola São Francisco, situada na Avenida João Rubens Vale, passa a fazer parte do Programa Vivaleite como novo ponto de distribuição para a população dos bairros Henedina Cortez e Jardim Águas Claras. A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social em articulação com a Secretaria de Saúde, definiu o novo ponto de entrega do leite atendendo ao pedido da população e facilitando o acesso ao benefício para as famílias residentes na região mais afastada das unidades já instaladas nos bairros, que anteriormente tinham que se deslocar para essas Unidades Básicas de Saúde e retirar o leite.
O Prefeito Jesus Chedid havia recebido o pedido de 50 famílias do complexo dos Conjuntos Habitacionais Marcelo Stefani, Nicola Cortez, Padre Zecchin e Dr. Tartari e havia determinado que a Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social analisasse a demanda para atender essa população.
Nesta segunda, as Secretárias Municipais Margarete Alvarenga (Ação e Desenvolvimento Social) e Marina de Oliveira (Saúde) estiveram na Unidade realizando a primeira entrega. “Com muita alegria acolhemos a solicitação da comunidade para facilitar a entrega do leite. Com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde temos mais um local para realizar a distribuição do leite”, explica a Secretária Municipal de Ação e Desenvolvimento Social Margarete Alvarenga.
A Secretária de Saúde, Marina de Oliveira, complementa “além da entrega do leite, também realizamos a pesagem das crianças, acompanhamento das gestantes, enfim, todo o programa passa a ser realizado nesta Unidade Escola para a população da região”.
Projeto Vivaleite
O programa de distribuição gratuita de leite foi criado pelo Governo do Estado em 1999 e distribui anualmente 75 milhões de litros de leite enriquecido, beneficiando mais de 420 mil famílias no estado de SP. Participam do programa crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses. Na Capital e Região Metropolitana, idosos acima de 60 anos também podem se cadastrar no projeto. A prioridade é atender famílias com renda mensal de até 1/4 de salário mínimo per capita. Por mês, cada beneficiário recebe 15 litros de leite enriquecido com ferro e vitaminas A e D. O Vivaleite ajuda no combate a anemia ferropriva.
O Vivaleite está presente em 606 municípios do interior e 39 na capital e Grande São Paulo. Participam 1.500 entidades, que distribuem o Vivaleite para capital e região metropolitana. No interior são 2.047 postos de distribuição por meio das prefeituras. No total são 322.790 crianças atendidas em todo Estado, sendo 105.728 na região metropolitana e 217.062 no interior. Na Capital são 819 entidades parceiras; e na Grande São Paulo, a distribuição é feita por meio de 681 entidades assistenciais, totalizando 1.500 parceiros.
Vivaleite em Bragança
Em Bragança Paulista, são 961 famílias beneficiadas com o projeto, são 30 mil litros de leite entregues por mês, sendo 15 mil litros oferecido pelo Governo do Estado e 15 mil litros pela Prefeitura de Bragança Paulista. A entrega é feita três vezes por semana, sendo 2 litros na segunda-feira e na quarta-feira e 3 litros na sexta-feira, totalizando 7 litros por semana para cada família. A família cadastrada no Cadastro Único é selecionada pelo Governo do Estado, de acordo com critérios do Programa Estadual.