A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil e Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, informa que iniciará nesta sexta-feira, 1, a Operação Verão – Chuvas Intensas 2017/2018, que segue até 31 de março, período com maior incidência de chuvas.
Durante o mês de outubro, membros da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Bragança Paulista participaram de uma Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão. Eles receberam treinamentos para capacitação e especialização dos agentes municipais para este período que em breve se iniciará.
Pensando no bem-estar e segurança dos munícipes, a Defesa Civil faz algumas recomendações:
- Todo lixo deve ser acondicionado em sacos plásticos e colocados para o recolhimento. Com isso, reduzirá a quantidade materiais jogados nas ruas que causam o assoreamento e entupimento das bocas de lobos e galerias pluviais, permitindo que as águas fluam normalmente.
- Se houver raios, evite lugares abertos, ficar perto de árvores, postes e objetos metálicos grandes. Mantenha os aparelhos eletrodomésticos fora da tomada, fique longe das janelas e evite tomar banho.
- Não mexa na água das enchentes e lama, pois são sujas e trazem doenças. Evite mexer em alimentos que tiveram contato com as enchentes.
- Para as pessoas que moram em locais propensos a alagamento há algumas medidas que devem ser tomadas como, por exemplo:
- A força elétrica do local deve ser desligada para evitar curto circuito ou eletrificação do local;
- Alimentos, documentos, roupas, eletrodomésticos e outros bens, que queira preservar, devem ser erguidos para os níveis mais altos;
- Retirar os animais de estimação que estiverem no local;
- Após estas medidas, trancar bem a casa e procurar um lugar seguro para se abrigar, até que o nível de água diminua;
- Caso esteja impossibilitado de sair de casa, acione o Corpo de Bombeiros e a Proteção e Defesa Civil para que tomem as providências necessárias para evacuar o local com segurança.
Em casos de alagamentos, quedas de árvores ou outras situações que caracterizem emergência, o primeiro a ser acionado deve ser o Corpo de Bombeiros pelo 193. Eles são as pessoas mais capacitadas para este tipo de ocasião.
Já em casos de situações de risco, a Proteção e Defesa Civil deverá ser acionada, pois saberão quais ações e medidas devem ser tomadas, pelo telefone (11)4035-6037, de segunda a segunda, das 7h às 19h. Fora deste horário, a população deve ligar para a Guarda Civil no número 153 ou no (11)4035-7474.