Região Bragantina deve ser tornar centro de referência na produção de tomates

0
Publicidade

Um importante experimento em campo conduzido na Fazenda Escola da FESB, em Bragança Paulista, foi desenvolvido pela multinacional YARA, empresa de tecnologia do agronegócio juntamente com pesquisadores do curso de Engenharia Agronômica. Os resultados mostraram os benefícios da nutrição equilibrada para o aumento da produtividade do tomate. Essa aproximação entre empresas do setor com o mundo acadêmico permitiu o ganho dos dois lados.

No último dia 18 de setembro aconteceu um Workshop em que foram apresentados os resultados da pesquisa no Centro Cultural da FESB com a presença de alunos, professores e produtores da região. Após a explanação e discussão, todos seguiram para o campo de experimentação na Fazenda Escola onde puderam avaliar “in loco” os frutos e plantas.. Além disso, através do sistema de Rizotron , técnica desenvolvida para observar o crescimento das raízes ou chamada de câmara de observação, os produtores puderam observar e comparar o sistema radicular formados através de diferentes nutrições do solo.  Segundo o pesquisador Antonio Gil Simões Augusto, especialista em fertirrigação da Yara, o produtor normalmente foca nos nutrientes nitrogênio e potássio e que com a utilização de outros nutrientes a produtividade melhorou muito. Desta forma, pretende-se conseguir esse ganho de produção e de qualidade através de nova sugestão nutricional.

Segundo a profa. Dra. Liliane Maria Romualdo, essa parceria trouxe grandes ganhos à comunidade acadêmica e também aos produtores. Essa é a meta da FESB: a universidade de mãos dadas com a sociedade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here