Golpe de cartão de crédito faz vítimas em Bragança Paulista

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Nos últimos meses tem sido recorrente os relatos de vítimas envolvidas com fraude de cartão de crédito. Somente neste mês cerca de três pessoas já tiveram seu cartão clonado em Bragança Paulista.

Uma das vítimas deste tipo de golpe é João Moron, morador do Parque Brasil conta como descobriu o golpe e que ainda aguarda uma resposta do Banco.

“No dia 15, recebi varias notificações atrasadas no meu celular que meu cartão foi usado para fazer compras online, as primeiras compras foram aprovadas, mais meu cartão acabou sendo bloqueado pois a pessoa tentou fazer compras de alto valor diversas vezes.”, contou João, que ainda aguarda reposta do Banco sobre a situação.

Outra vítima não teve a mesma sorte e seu cartão foi aprovado para fazer uma compra de alto valor.

“Recebi em minha fatura uma cobrança alta e após verificar vi uma compra de R$ 4.000.00 mil reais que foi feita online”

A ideia de ter o cartão de crédito clonado ou os dados falsificados deixa qualquer pessoa assustada, mas existem algumas dicas que podem ajudar a evitar esse transtorno.

Segundo especialistas em segurança de Proteção e Defesa do Consumidor, a regra número 1 é nunca perder o cartão de vista na hora das compras.

É importante também memorizar os três dígitos do código de segurança para poder apagá-los do cartão, seja raspando a numeração ou usando uma fita adesiva. Isso para evitar que, em caso de perda ou roubo, o cartão seja usado em compras online, já que muitos sites não exigem outros documentos para efetivar as despesas.

Segundo o superintendente do Procon, queixas relacionadas a assuntos financeiros é a terceira maior demanda do órgão.

“As cobranças indevidas, como por exemplo as provocadas por esse tipo de golpe do qual foram vítimas os personagens da matéria, fazem parte dessa categoria de Assuntos Financeiros. Por isso, é importante checar cada item da fatura, para identificar o que está sendo cobrado de forma indevida e exigir a correção”.

A responsabilidade por resolver o problema é da operadora de cartão de crédito e da loja onde foi feita a compra. Depois que identificar o erro, o consumidor deve acionar a central de relacionamento do cartão e aguardar a correção na fatura.

Antes, durante ou depois desse processo ele pode também procurar o Procon para maiores esclarecimentos, pessoalmente, em um dos postos do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) ou através da internet, no site www.consumidor.gov.br.

Dicas de segurança

  • Ao entregar seu cartão para pagamento, não o perca de vista. O terminal eletrônico deve estar visível e você deve acompanhar a operação. Desconfie caso o cartão seja passado mais de uma vez na máquina.
  • Não empreste seu cartão de crédito.
  • Nunca anote ou guarde a sua senha próximo ao cartão. – Sua senha, assim como seu cartão, é pessoal e intransferível. Portanto, ninguém está autorizado a solicitá-la.
  • Se for comprar pela internet, use seu cartão de crédito apenas em sites de sua confiança e mantenha atualizado o antivírus. Guarde todos os comprovantes de compra.
  • Memorize o código de segurança e, em seguida, raspe ou cubra os dígitos com uma fita adesiva para evitar que seja usado em compras online.
  • Jamais forneça a senha para terceiros.

O que fazer após a clonagem do cartão de crédito?

Ao primeiro sinal que o cartão de crédito foi clonado, o consumidor deve entrar em contato com a instituição financeira para resolver o problema e cancelar o cartão. Em caso de recusa por parte do banco, a vítima pode acionar o Procon.

Após o cartão bloqueado, é importante ir até uma delegacia e fazer um Boletim de Ocorrência (B.O.). Essa não é uma medida obrigatória, mas pode ser um grande aliado na hora de exigir seus direitos.

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