SUS passa a oferecer novos tratamentos para sintomas do HPV

0
Publicidade

O Sistema Único de Saúde (SUS) passa a oferecer duas novas opções de tratamento para os sintomas do HPV (Papilomavírus Humano) – aparecimento de verrugas nas genitais e ânus –, as pomadas ‘podofilotoxina’ e ‘imiquimode’.

A incorporação dos cremes foi realizada pelo Ministério da Saúde no final de novembro de 2018, com o respaldo da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC), a pasta tem 180 dias para disponibilizar os fármacos à população.

A Coordenadora do Programa IST/AIDS e Hepatites Virais de Bragança Paulista, Tânia Clemente, comentou que o creme “imiquimode” já é oferecido no município. “O imiquimode está disponível na farmácia do SAE, o qual todas as unidades de saúde podem prescrever e nos solicitar, mediante a notificação da IST (infecção sexualmente transmissível)”, disse.

Na presença de qualquer sinal ou sintomas de infecção pelo HPV, recomenda-se procurar um profissional de saúde para diagnóstico correto e indicação do tratamento adequado. O Serviço de Atendimento Especializado (SAE), está localizada na Avenida dos Imigrantes, número 3700, em frente a Rodoviária Nova.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here