Obras na Praça 9 de julho seguem em fase final com reforma paisagística e iluminação do local

Administração reforça os benefícios atingidos com as mudanças viárias no local e, em breve, deverá entregar a obra finalizada à população.

0
Publicidade

Com a primeira fase das obras viárias na região da Praça 9 de Julho concluídas foi possível verificar a melhora significativa no trânsito local, com fluxo de veículos intenso e sem congestionamentos na região da Arthur Siqueira e em frente ao McDonald’s/Banco Itaú. Apesar dos transtornos iniciais, a Administração Municipal acredita que os resultados com as intervenções viárias foram satisfatórios para o fluxo de veículos, sendo assim, um dos objetivos principais da intervenção foi cumprido – desafogar o trânsito na região.

O projeto contempla ainda a expansão da área de estacionamento, oferecendo mais de 20 vagas em estacionamento à 45° (em fase de marcação) em frente aos estabelecimentos comerciais do entorno da Praça. Serão instaladas as placas de sinalização e placas de indicação turística. Além disso, todas as adequações e revisões vão convergir com as mudanças viárias previstas nas imediações do Lago do Taboão e das realizadas na Avenida dos Imigrantes.

Quanto às obras de urbanização da Praça 9 de Julho, com a reforma paisagística e a instalação de iluminação moderna, a Prefeitura tem como objetivo a humanização e revitalização do local para a melhor vivência, mobilidade, sociabilidade, lazer e integração da população bragantina e respeito a história e valor afetivo da praça, cuja última reforma foi realizada em meados dos anos 70.

Em fase final, a reforma paisagística está sendo executada pela empresa Raízes, Projetos, Acessórios e Manutenção de Jardins Ltda-ME. Para o paisagismo da praça, foram adotadas premissas de vegetação e forração, de forma a proporcionar uma volumetria de espaços vegetados. Levando em consideração as árvores existentes e a geometria já definida no projeto e implantada na obra de urbanização, seguindo um estudo de humanização e criação de espaços com vegetação e iluminação.

Compondo o paisagismo local, estão as seguintes espécies: Manacá da Serra, Pau-formiga, Ipê-tabaco, Palmeira Carpentaria, Palmeira Imperial, grama esmeralda (folhas estreitas, pequenas e pontiagudas, cujo caule fica abaixo do solo e emite as folhas para cima), Sálvia Bicolor, Capim do texas rubro (gramínea de folhagem densa e inflorescências muito ornamentais), Guaimbe – Philodendron bipinnatifidu, Lírio amarelo, Grama Amendoim, Alamanda Amarela e Primavera Mini.

Já o sistema de iluminação da Praça, prestes a ser concluído, está sendo executado pela CSC Construtora Siqueira Cardoso Eirelli, e contempla a instalação de refletores em LED, balisadores, spot embutido piso par, luminárias públicas e postes de iluminação metálicos.

Os recursos são oriundos de um dos convênios firmados junto ao Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos – DADETUR, vinculado à Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, retomada por esta gestão através de tratativas junto ao órgão.

A previsão da Administração Municipal é entregar a Praça à população na próxima semana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here