Unidade Estratégia Saúde da Família do Jardim Iguatemi promove campanha alusiva ao Setembro Amarelo

Prevenção ao suicídio é tema de ação com paciente da unidade.

0
Publicidade

A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã da última terça-feira (11/09), através da unidade Estratégia Saúde da Família “Dr. José Ribeiro Parente”, no Jardim Iguatemi, campanha alusiva ao movimento Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio e valorização da vida, com pacientes da unidade.

Na oportunidade, a psicóloga Cristiane Ayumi falou sobre acolhimentos e atendimentos individuais, a farmacêutica Ana Paula e a Auxiliar Itamara Jaqueline fizeram orientações com relação ao uso de medicamentos, e a educadora física Adriana Batista falou dos benefícios do exercício físico na prevenção ao suicídio, o qual deve ser uma atividade agradável para quem a pratica.

O médico psiquiatra Ivan Centelhas abordou saúde mental e suicídio, mitos sobre comportamento suicida, fatores de risco e proteção, impacto de suicídio na sociedade, prevenção e tratamento. “É importante a população saber quais locais indicar para este tipo de sofrimento. Temos as unidades básicas de saúde, Centro de Atenção Psicossocial, UPAs, o SAMU em caso de maior urgência, além do Centro de Valorização da Vida (CVV), através do número 188”, conta.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas se suicidam no mundo anualmente, o que equivale a uma pessoa a cada 40 segundos, com uma taxa de 10,7 mortes por 100 mil (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2015). A cada 3 segundos uma pessoa faz uma tentativa de suicídio. A autoagressão está entre as três primeiras causas de morte entre as pessoas com idade entre 15-35 anos em todo o mundo.

Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio, promovida pelo CVV, pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, internacionalmente, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A campanha, que teve início em 2015, visa estimular a promoção de eventos que abram espaço para debates sobre suicídio, com o objetivo de alertar a população sobre a importância da discussão do tema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here