Por baixa procura, agentes de saúde fazem vacinação porta a porta em Bragança Paulista

0
Publicidade

A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Divisão de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças, em parceria com a Escola Nova Biotec, iniciou na ultima segunda-feira (16/07), uma estratégia de busca ativa de não vacinados contra o sarampo.

Os profissionais estão percorrendo os bairros da cidade realizando o trabalho casa a casa para avaliação da carteira de vacina de crianças de 1 a 5 anos e caso necessário já será ofertada a dose. Para a vacinação em adolescentes e adultos, é necessário ir até uma unidade de saúde. Nesta semana, a ação aconteceu na região do Parque dos Estados, das 8h às 16h.

A Administração Municipal solicita aos munícipes que recebam os profissionais da saúde, que estarão devidamente identificados. Abaixo, segue o esquema vacinal e os grupos que não devem receber a vacina de acordo com o Ministério da Saúde:

Esquema vacinal:

Crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade: uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses de idade (tetra viral).

Crianças de 5 anos a 9 anos de idade que perderam a oportunidade de serem vacinadas anteriormente: duas doses da vacina tríplice.

Para adolescentes e adultos até 58 anos:

  • Pessoas de 10 a 29 anos  –  duas doses da vacina tríplice
  • Pessoas de 30 a 58 anos  – uma dose da vacina tríplice viral

Quem comprovar a vacinação contra o sarampo conforme preconizado para sua faixa etária, não precisa receber a vacina novamente.

Não devem receber a vacina:

  • Casos suspeitos de sarampo
  • Gestantes – devem esperar para serem vacinadas após o parto. Caso esteja planejando engravidar, assegure-se que você está protegida. Um exame de sangue pode dizer se você já está imune à doença. Se não estiver, deve ser vacinado um mês antes da gravidez. Espere pelo menos quatro semanas antes de engravidar.
  • Menores de 6 meses de idade
  • Imunocomprometidos

O Sarampo é uma doença grave que pode levar à morte. Pode ser contraído por pessoas de qualquer idade. A doença é transmitida com facilidade de uma pessoa para outra por meio da fala, tosse e espirro. Os principais sintomas são: febre maior que 38°C, dor de cabeça, olhos vermelhos/conjuntivite, tosse, manchas vermelhas, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas e, em seguida, se espalham pelo corpo e costuma descamar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here