Primeiro dia do Carnaval Família 2018 movimenta a cidade

Carnaval bragantino inicia festividades com o CarnaPraça e desfiles na Passarela Chico Zamper.

0
Publicidade

Tradicional carnaval de marchinhas é diversão garantida para todos os públicos em Bragança Paulista. O CarnaPraça começou no início da tarde deste sábado (10/02) com a apresentação da Banda de Marchinhas Grupo Áurea embalando os foliões com as tradicionais músicas carnavalescas que animam os bailes há gerações.

Cerca de 2 mil pessoas estiveram na Praça Raul Leme conferindo as atrações do Carnaval Família 2018. O pouco de chuva que caiu no período da tarde parece ter intimidado um pouco o público, que aumentou no final do dia com a apresentação da banda Batuqueiros de Jorge.

A segurança e organização prevaleceram durante todo o evento, que começou e terminou nos horários programados. A Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil informou que as medidas de segurança para o Carnaval já apresentam resultados positivos, nenhuma ocorrência foi registrada nesta tarde.

Na Passarela Chico Zamper, a abertura dos desfiles na avenida foi realizada pelo grupo Afoxé Nação Nagô Mirerê que apresenta ao público um ritmo africano presente na cultura local, como uma forma diversa do maracatu. O ritmo é marcado por três instrumentos básicos o afoxé (cabaça coberta por uma rede formada de sementes ou contas), os atabaques e o agogô. Ao longo do trajeto, cantam cantigas tradicionais e agregam mais manifestações culturais ao carnaval bragantino.

A Corte do Carnaval 2018, formada pelo Rei Momo Thiago Rufino; Rainha Vanessa Dias; 1ª Princesa Nathalia Caroline; 2ª Princesa Pamela Andressa; e pelo Sambista de Ouro Michael Willian, desfilou na avenida antecedendo as escolas de samba que se apresentam na primeira noite.

Houve espaço para os mais velhos e para os novinhos na Passarela Chico Zamper. A Realeza Imperial desfilou na avenida mostrando ao público que não tem idade para ser feliz ou para aproveitar o carnaval. E a garotada da Vila do Amanhã e Herdeiros da Dragão deixou claro que é o futuro do carnaval bragantino, evidenciando desde cedo a paixão pelo samba.

A noite também foi marcada pelos desfiles das Escolas de Samba Júlio Mesquita e Império Jovem, do grupo de acesso do Carnaval 2018. A Mocidade Júlio Mesquita apresentou um enredo sobre ‘o fruto dos deuses’ – o cacau, e não se limitou a contar a história do fruto, mas a lenda por trás da história. Na avenida, representou seus derivados, como o chocolate, e os prazeres irresistíveis do cacau.

Já a Escola de Samba Império Jovem se apresentou com o enredo ‘Viola minha viola’, mostrando a influência da viola na cultura brasileira e sua importância no samba, com uma homenagem especial ao programa televisivo da cultura caipira apresentado por Inezita Barroso.

Após os desfiles, o público da passarela pode prestigiar o show da Banda Pires ao vivo no palco principal, com músicas variadas que animaram o final da noite de todos.

Também neste sábado (10/02) aconteceu o Baile de Carnaval da melhor idade, no Centro Cultural Geraldo Pereira, com músicas tradicionais, sambas e marchinhas de carnaval, que deixaram a noite do público presente ainda mais especial.

O Carnaval Família 2018 é uma realização da Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e da Liga Independente das Escolas de Samba de Bragança Paulista – LIESB nos desfiles das escolas.

A Administração Municipal apoia e incentiva essa importante manifestação cultural e pretende resgatar aquele que já foi o melhor carnaval do interior paulista com atrações variadas, eventos seguros e organizados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here