Prefeitura informa sobre o início da Operação Chuvas de Verão e recomendações à população

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil comunica que esta Operação se inicia em 1 de dezembro e termina em 31 de março.

0
Publicidade

A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil e Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, informa que iniciará nesta sexta-feira, 1, a Operação Verão – Chuvas Intensas 2017/2018, que segue até 31 de março, período com maior incidência de chuvas.

Durante o mês de outubro, membros da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Bragança Paulista participaram de uma Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão. Eles receberam treinamentos para capacitação e especialização dos agentes municipais para este período que em breve se iniciará.

Pensando no bem-estar e segurança dos munícipes, a Defesa Civil faz algumas recomendações:

  • Todo lixo deve ser acondicionado em sacos plásticos e colocados para o recolhimento. Com isso, reduzirá a quantidade materiais jogados nas ruas que causam o assoreamento e entupimento das bocas de lobos e galerias pluviais, permitindo que as águas fluam normalmente.
  • Se houver raios, evite lugares abertos, ficar perto de árvores, postes e objetos metálicos grandes. Mantenha os aparelhos eletrodomésticos fora da tomada, fique longe das janelas e evite tomar banho.
  • Não mexa na água das enchentes e lama, pois são sujas e trazem doenças. Evite mexer em alimentos que tiveram contato com as enchentes.
  • Para as pessoas que moram em locais propensos a alagamento há algumas medidas que devem ser tomadas como, por exemplo:
  • A força elétrica do local deve ser desligada para evitar curto circuito ou eletrificação do local;
  • Alimentos, documentos, roupas, eletrodomésticos e outros bens, que queira preservar, devem ser erguidos para os níveis mais altos;
  • Retirar os animais de estimação que estiverem no local;
  • Após estas medidas, trancar bem a casa e procurar um lugar seguro para se abrigar, até que o nível de água diminua;
  • Caso esteja impossibilitado de sair de casa, acione o Corpo de Bombeiros e a Proteção e Defesa Civil para que tomem as providências necessárias para evacuar o local com segurança.

Em casos de alagamentos, quedas de árvores ou outras situações que caracterizem emergência, o primeiro a ser acionado deve ser o Corpo de Bombeiros pelo 193. Eles são as pessoas mais capacitadas para este tipo de ocasião.

Já em casos de situações de risco, a Proteção e Defesa Civil deverá ser acionada, pois saberão quais ações e medidas devem ser tomadas, pelo telefone (11)4035-6037, de segunda a segunda, das 7h às 19h. Fora deste horário, a população deve ligar para a Guarda Civil no número 153 ou no (11)4035-7474.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here