Famílias de baixa renda podem adquirir antenas e conversores digitais gratuitamente

Administração Municipal trabalha na orientação da população e auxilia a entidade responsável nos agendamentos. Podem receber o kit digital a população incluída no Cadastro Único, inscrita em programas sociais do Governo Federal.

0
Publicidade

Em Bragança Paulista, a Seja Digital – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV (EAD) está disponibilizando kits de antenas e conversores digitais para população de baixa renda cadastrada em programas sociais do Governo Federal desde o dia 1 de setembro, preparando as pessoas para o desligamento do sinal analógico na cidade.

A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social, em parceria com a Seja Digital, está contribuindo com o cadastramento, facilitando o acesso da população.

O sinal de televisão analógico está sendo desligado gradativamente em todo país, mais de 150 cidades do interior paulista passarão pelo mesmo processo e o sinal passará a ser digital. Em Bragança Paulista, o sinal analógico está previsto para ser extinto no dia 29 de novembro sendo, para isso, necessária a ativação de 93% dos aparelhos distribuídos.

Diversas famílias brasileiras ainda não possuem aparelhos de televisão com conversor digital embutido. Pensando nessa população, principalmente na mais carente, o Governo Federal tomou como medida apoiar a distribuição gratuita de kits digitais, preservando também a gratuidade da rede de televisão aberta.

Criada por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), a Seja Digital está trabalhando na operacionalização da digitalização do sinal de televisão e disponibilizando kits de antenas e conversores digitais para famílias que possuem Número de Identificação Social (NIS) atualizado.

O público-alvo contemplado pela entrega dos kits foi determinado pelo Cadastro Único, fornecido pelo Ministério do Desenvolvimento. Podem receber as antenas e conversores pessoas que tenham cadastro em programas sociais como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, entre outros.

São previstos na cidade aproximadamente 13 mil distribuições de kits entre cidadãos que se enquadrem nas condições determinadas. O kit é composto por um aparelho conversor, controle remoto, 8 metros de cabo, parafusos e manual para montagem.

O agendamento para retirar os aparelhos está sendo realizado no Cadastro Único e nos 4 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade, localizados nos bairros Júlio de Mesquita, Planejada I, Jardim Águas Claras e Santa Libânia. Em cada unidade, há um representante da Seja Digital agendando e orientando a população.

Também há a possibilidade de agendar pelo telefone, no número 147 e no sitewww.sejadigital.com.br. A retirada está sendo feita nas duas agências dos Correios, no Centro, localizadas na Avenida Antonio Pires Pimentel e na rua Dr. Cândido Rodrigues.

A assistente social e gestora dos programas sociais do município, Maria de Lurdes Diniz, salientou e reforçou que a distribuição não contemplará apenas beneficiários do programa Bolsa Família, que é uma das dúvidas levantadas pela população ao chegar nos CRAS. “O kit será entregue para todas as famílias que tenham o cadastro único atualizado, não apenas para beneficiários de Bolsa Família. Nós orientamos que as pessoas procurem nossos centros para sanar dúvidas, verificar se o cadastro está válido e se necessário realizar a abertura de cadastramento”, salientou Maria de Lurdes.

Para a secretária municipal de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS), Margarete da Silva Alvarenga, colaborar com a Seja Digital é importante para atender os beneficiados. “Nesse momento a SEMADS acolheu essa parceria com a Seja Digital, para auxiliar e facilitar o acesso das famílias ao cadastro, agendamento e informações. Dentro dessa parceria a Secretaria também está cedendo os espaços dos CRAS da cidade, que são referência em atendimento às famílias, para que a equipe da Seja Digital realize os agendamentos”, comentou.

Até o momento já foram realizados mais de 200 agendamentos nos centros de referência e segue durante os próximos meses, até o desligamento do sinal analógico na cidade. Aos interessados, basta se dirigir as unidades do CRAS nos bairros Jardim Júlio de Mesquita, Jardim Águas Claras, Planejada I e Santa Libânia. O Cadastro Único está localizado na Avenida Doutor Marrey Júnior, 260, no bairro Vila Aparecida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here